Apesar de inúmeros outros personagens desde que deu vida à Dona Beija, na novela homônima exibida na extinta TV Manchete, em 1986, ainda hoje Maitê Proença é reconhecida por sua interpretação da icônica “Feiticeira de Araxá”.
Aos 65 anos, a artista que protagonizou cenas de nudez incomuns à época, conversou com a revista Veja sobre Grazi Massafera, que dará vida à personagem na releitura do folhetim que será feita pela HBO Max.
“Grazi não é tão diferente de mim, mas vai ter que fazer do jeito dela para ser sucesso”, destacou a veterana.
À revista, Maitê Proença ainda enfatizou as mudanças ao longo dos anos: “A nudez naquele tempo não ofendia a família conservadora. Nunca uma senhorinha me abordou na rua chateada, nenhum taxista foi desrespeitoso”, lembrou.
MAITÊ PROENÇA VAI ATUAR NA NOVA VERSÃO?
Afastada das novelas desde 2016, quando atuou em “Liberdade, Liberdade”, a atriz pode voltar justamente na releitura da trama que a consagrou.
Maitê negocia uma participação na novela, mas, desta vez, sem nudez. A artista confidenciou que aparecerá muito bem vestida.
TITULO DA NOVELA SERÁ ALTERADO
Fruto da colaboração entre a HBO Max e a produtora Floresta, a nova versão de vai s chamar “Dona Beja”, sem a letra I. Contudo, a narrativa será a mesma: a história real de Ana Jacinta de São José, ambientada em Araxá (MG), no século 19.
“Eu me sinto muito feliz e honrada em fazer parte dessa personagem histórica que é real, que inspirou livro, novela, que faz parte do imaginário brasileiro e agora vai ter uma releitura tão especial. Eu e a HBO já estávamos nos paquerando de longe, desde que começou a se falar da possibilidade de ‘Dona Beja’ existir, conversamos muito e agora finalmente assumimos esse namoro. Vai ser lindo”, disse Grazi.
O último trabalho da atriz em novelas foi como Débora em “‘Travessia”. Na trama de Gloria Perez, ela era mãe de Chiara (Jade Picon) e apareceu no primeiro capítulo e depois em flashbacks.
Com gravações previstas para outubro, o elenco terá ainda Deborah Evelyn, Otávio Muller, Isabella Garcia e Kelzy Ecard. “Dona Beja” chegará às telinhas no próximo ano e terá 40 capítulos de 40 minutos.